quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

felicidade é algo a se aprender???


É engraçado pensar que felicidade é algo a se aprender. Após algumas décadas de tecnologia e distanciamento do contato humano, desaprendemos a nos relacionar socialmente, presencialmente. Ficou mais fácil falar por telefone, depois por email,agora por msn, SMS, tweeter, e assim vamos reduzindo as palavras e dissociando totalmente a comunicação da emoção.
Tudo o que processamos, gera algum tipo de emoção; sem emoção, nada é integrado pela máquina humana. A desintegragração entre corpo, emoção e mente, criou uma série de sindromes, como o pânico,epidemias de depressão, e trouxe o termo saúde mental para o século XXI.
Nessa maneira, criamos distancias entre a vida cotidiana e a felicidade. Parece que as pessoas só ficam felizes nas férias, aos finais de semana, em momentos isolados. É para sentir a vida de uma forma positiva, que vem a necessidade de reaprender a nos encantar com os relacionamentos, com as pessoas, com o trabalho…

Deixo algumas dicas para revigorar o sentimento de felicidade com a vida e ver a rotina como uma grande escola de oportunidades, ao invés de uma prisão punitiva:
- Saiba o nome de quem mora ao lado da sua casa ou apartamento, aproveite para oferecer um chá, um bolinho, um papo…
- Pergunte a alguém que trabalha com você sobre sua vida, sua história, procure conhecer a pessoa, mais que o profissional.
- Procure alguma ação voluntária que seja de seu interesse, e dedique poucas horas por mês, com o mínimo de compromisso e o máximo de entrega pessoal.
- Desligue  o celular quando estiver numa conversa pessoal fora do horário de trabalho, foque no interlocutor e no assunto.
- Engaje-se em algum grupo religioso, de meditação, ou prática espiritualista, isso permitirá seu contato com pessoas de interesse comum.
- Leia mais e veja menos televisão. Artigos e leitura técnica relaxam menos, mas também valem como alternativa à telinha.
- Procure limitar seus horários de utilização da tecnologia para não se tornar escravo dos aparatos eletrônicos.
- Viaje para um lugar próximo, mas que ainda não conhece e converse com as pessoas, isso enriquecerá sua cultura social, e trará muitas surpresas positivas.
- Por fim, veja nas suas relações oportunidades de aprender e de enriquecer sua vivência no planeta, lembrando que a passagem por aqui é temporária e está na sua mão fazer da sua vida algo memorável ou indesejável. Seja dono das suas experiencias e faça suas escolhas.

Boa Vida Boa,

Dri

Nenhum comentário:

Postar um comentário